Páginas

terça-feira, julho 14, 2015

Saudade de estimação

Os últimos dias me trouxeram sonhos diferentes. Não estou me referindo aos sonhos relacionados aos planos, metas e objetivos de vida, mas sim, das estórias, contos e poesias que surgem em minha mente enquanto durmo.

A responsável por me proporcionar tanta magia é a saudade. Ela sabe ser linda e cruel ao mesmo tempo. Varre pra debaixo do tapete uma infinidade de situações ruins, e me entrega um passado recheado de vivências legais e marcantes que geram desejos profundos em meu coração. Um coração que grita uma imensa vontade de reviver fases e estar perto de pessoas especiais.

Por mais que a caminhada esteja bem, a nostalgia sempre bate à porta e me leva para outra dimensão. Esse sentimento é tão forte que é capaz de arrastar geograficamente um individuo  ou enfermar alguém com crises psicológicas extremamente graves.

Percebi que é impossível fugir da saudade. Ela manda e desmanda. Tem o dom de bagunçar meus sentimentos mais tranquilos. Sentir falta da mãe, irmão, cachorro e amigos até que é normal, mas eu também sinto falta de ruas, cafés, coxinhas, céus, estradas, poluições, arquibancadas, etc. Então fica difícil suportar e às vezes não tenho pra onde correr.

Apesar de ser cruel comigo, a saudade também sabe ser generosa. Generosidade que aparece enquanto durmo. Acredito que ela sente pena de mim quando a vontade de partir me abraça com sutileza.  Aí, com remorsos, a saudadezinha reaparece nas madrugadas vazias, trazendo experiências extraordinárias quando meus olhos se fecham e o travesseiro me apaga.

Durante os sonhos, por alguns segundos, ou minutos, recebo visitas ilustres da minha mãe, irmão, cachorro e amigos. E foi assim que as últimas noites me presentearam. Até caminhei pelo meu bairro durante a noite passada. O engraçado foi que ao invés de acordar triste, acordei feliz e animado por ter passado um tempinho relâmpago com quem faz falta todos os dias.

Maldita saudade, que me esmaga durante o dia e na madrugada tenta reconciliação. Não... não te perdoo. Sou grato pelas noites de reencontros, mas preciso de uma trégua, pois as semanas estão difíceis.

O que me resta é não te dar ouvidos enquanto está claro e esperar sua visita em meio ao breu das noites inquietas.

6 comentários:

  1. Preciso ler esse texto mais vezes. Ele não fala apenas da saudade.
    Viajei por vários lugares, revivi tantos momentos... em missilismos de segundos.
    Acho que hoje por ser hoje, a reflexão está bem mais florada.

    ResponderExcluir
  2. Mto bom Marquinho!
    Ainda bem que temos, nesses sonhos, um refúgio pra aliviar a saudade das pessoas e lugares que amamos :)

    ResponderExcluir
  3. Gostoso de ler!

    Renato.

    ResponderExcluir
  4. Sdd sentimento mais cruel q conheço... Loco o texto!

    ResponderExcluir
  5. Caracas mano!
    Seus pensamentos e suas poesias são feras demais, e a cada dia vem se superando mais e mais.
    Forte abraço parceiro.

    ResponderExcluir